Uma das maiores conquistas da modernidade – dentre tantas e tantas outras – é a liberdade de expressão. É um direito humano e fundamental com imensa repercussão em nosso cotidiano e que permite que sejamos o que realmente somos: seres livres e pensantes.
É notável perceber, no entanto, que a maioria dos homens prefere o silêncio, a quietude, a escuridão das palavras abortadas. Por medo, insegurança, pressões políticas, falta de habilidade social… As razões são inúmeras.
O verbo, claro, precisa de freios. O pensamento, por sua vez, é infinito e revela a grandeza da alma humana. O tamanho de cada homem mede-se pela imensidão de seu pensamento e pela coragem de suas ações.
A internet, talvez a maior conquista associada à liberdade do pensar, permite que eu e meus imaginários leitores possamos exercitar esse maravilhoso direito quase em sua plenitude.
E é na ciência jurídica que encontro conforto para tratar do mundo e de suas vísceras. Falando sobre o direito podemos refletir sobre ciência, música, literatura, política e, claro, amor. Amor pelo direito, amor lato sensu.
Exercendo meu direito de ser livre e de espalhar palavras para quem queira ouvi-las, convido-os à leitura e ao debate.
Douglas Henrique Marin dos Santos
Procurador Federal da AGU, Graduado pela USP, Especialista em Direito pela Unesp, Mestre em Direito pela Universidade do Porto (Portugal) e Doutorando em Ciências pela Unifesp. Mas, acima de tudo, um apaixonado pelo Direito.
Imaginários leitores… Que isso Professor… Leitores em abundância.
Só o Douglas mesmo…adorei o blog o professor…sucesso!!!